segunda-feira, 22 de outubro de 2012

22 de outubro: Memória Litúrgica de João Paulo II

"A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte." Beato João Paulo II

Karol Jozef Wojtyla, cuja memória litúrgica é celebrada nesta segunda-feira, 22 de outubro, foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, em 2005.

João Paulo II foi proclamado beato em 1º de maio do ano passado, na Praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que contou com a participação de cerca de um milhão de pessoas, encerrando a penúltima etapa para a declaração da santidade. Na ocasião, o Papa Bento XVI  afirmou que João Paulo II “abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo com a força de um gigante, força que vinha de Deus, uma tendência que podia parecer irreversível”.

Qualquer homenagem à João Paulo II são minimas para tamanha santidade que ele representou em vida. O Beato que teve o maior pontificado da história; que ficou conhecido como missionário graças às suas visitas à diversos países; é também um extremo exemplo de força, de fé e de misericórdia. Entre os inúmeros feitos de João Paulo II estão a motivação do diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a cultura da paz, além da criação da Jornada Mundial da Juventude. Apesar de polonês por nascença, este beato era, acima de tudo,  carioca, como afirmou em uma de suas visitas ao Rio de Janeiro. 

Que João Paulo II interceda por todos nós! Que nossas portas estejam cada vez mais abertas para Cristo! "Deixem que sua fé brilhe no mundo, que suas ações mostrem seu compromisso com a mensagem salvadora do Evangelho!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário