terça-feira, 9 de outubro de 2012

Congresso na UERJ aborda fé nas universidades


No último sábado, 6 de outubro, as Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói promoveram o Congresso Universitário Católico. Realizado no Auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o encontro teve como tema “Fé na Universidade?” e motivou os jovens a participarem do debate sobre a fé nestas instituições de ensino.

O Bispo Animador da Pastoral Universitária, Dom Paulo Cezar palestrou sobre o assunto central do Congresso. Segundo ele, fé e razão estão em profundo diálogo:

— Que as nossas universidades sejam ambientes onde a fé seja cultivada, a fé não se opõe à razão, fé e razão se complementam Elas são chamadas a estarem em profundo diálogo. Fé e razão se integram, respondem aos anseios maios profundos do coração humano, opinou.
Dom Paulo ressaltou a importância do Congresso para a Pastoral universitária e lembrou que apenas a racionalidade não responde às demandas do ser humano.

—Nós queremos refletir sobre a realidade da fé nas nossas universidade. A grande questão da modernidade, da pós- modernidade, é achar que um tipo de racionalidade responde às necessidades e às demandas do ser humano, enquanto nós sabemos que não. O Papa Bento XVI nos convida sempre a alargar o conceito de razão e neste alargar o conceito de razão é preciso que a razão se abra ao diálogo com a fé. E é exatamente esta aliança entre fé e razão que iluminarão tantos problemas da existência humana, afirmou.

O Congresso contou também com a animação da Banda Canto Novo, além de com um espaço para confissões e testemunhos. Para o responsável pela Pastoral Universitária da UERJ, Diácono Marcos Gayoso, encontros como o Congresso Universitário mostram que a Igreja Católica se faz presente inclusive no meio acadêmico, mostrando que é possível viver a fé nas Universidades:

— Uma convocação para um evento desse porte mostra que a Igreja Católica Apostólica Romana não está ausente do mundo acadêmico universitário. Que é possível unir Fé e Ciência. Fé e Academia. Que mesmo dentro de um ambiente onde impera a razão, é possível viver a Fé.


* Colaboração: Diácono Marcos Gayoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário