Neste domingo, 21 de outubro, a Igreja celebra o 86º. Dia Mundial das Missões. A data tem o objetivo de celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade, intensificando as iniciativas de informação, formação e cooperação em prol da missionariedade universal. Por isso, o dia das missões é, em primeiro lugar, sinônimo de viver a alegria de ser filho de Deus, num verdadeiro universalismo de solidariedade espiritual e humana.
Este é o momento em que os cristãos são chamados a repensar a vocação e a responsabilidade na evangelização. O Papa Bento XVI em sua Mensagem ao Dia Mundial das Missões, convida a um compromisso maior ante as necessidades do mundo onde a fé é um dom que foi concedido para ser partilhado e que dá frutos. Ainda na mensagem, o Pontífice destaca que o encontro com Cristo vivo deve despertar no outro o desejo de anunciar a alegria desta presença:
“O encontro com Cristo como Pessoa viva que preenche a sede do coração não pode se não levar ao desejo de compartilhar com os outros a alegria desta presença e fazê-Lo ser conhecido para que todos possam experimentar. Ocorre renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização das comunidades e dos países de antiga tradição cristã, que estão perdendo a referência de Deus, de modo a redescobrir a alegria de crer.”
O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Já no Brasil, o Dia foi celebrado pela primeira vez no começo da década de 30, pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, implantada pelo então Núncio Apostólico, Dom Bento Aloisi Masella. O próprio Dom Bento presidiu a Obra até o dia 10 de Agosto de 1934, data em que passou o cargo de Presidente Nacional da Obra ao padre Dictino de La Parte, da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria.
Campanha Missionária 2012
Este ano, o tema nacional será “Vive a Missão, transmite a Fé”. É neste domingo também que acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário