sábado, 17 de novembro de 2012

Dia de Cristo Rei

Olá, irmãos!

Nossa Paróquia preparou uma programação especial para celebrar o dia de Cristo Rei e todos estão convidados. No próximo domingo, 25 de novembro, a partir das 15h teremos uma tarde de Adoração e Pregação e às 18h, a Santa Missa. Este será um momento propício para estarmos em comunhão com toda a comunidade em um momento de fé e profunda oração. Neste dia também iremos expôr as relíquias da Beata Elena Guerra. 

Conheça um pouco da história desta Serva de Cristo beatificada pelo Papa João XXIII em 26 de abril de 1959. Fonte: http://www.rcccampinas.org.br/novenaes.htm

A Beata Elena Guerra, nasceu em Lucca na Itália, no ano de 1835. Criada em ambiente profundamente religioso, católico, Elena se dedica desde cedo ao estudo da Palavra de Deus, à Patrologia, mantendo-se sempre envolvida em atividades apostólicas. Como Dama de Caridade de São Vicente, trabalhou com denodo junto aos pobres. Mais tarde, já tendo consagrado sua vida inteiramente ao Senhor, inicia com um grupo de amigas uma associação que foi aprovada como "Pia União das Amizades Espirituais sob a invocação de Maria Santíssima, Mãe do Belo Amor", que logo se espalha pelas cidades vizinhas.

No ano de 1872, Elena, com o seu grupo das Amizades Espirituais, dão inicio a uma nova experiência religiosa, transformando a Pia União na Congregação das irmãs de Santa Zita, cujo apostolado se concentrava na educação cultural e religiosa da juventude feminina.

Nos anos que se seguem à fundação da congregação, Elena sente crescer dia a dia, no seu coração, uma profunda devoção ao Espírito Santo. Algumas experiências místicas - locuções e apelos interiores - vão colocando em seu coração uma acentuada inquietude em relação à condição bastante precária que se podia notar, na Igreja, no tocante à devoção e ao culto à pessoa do Espírito Santo.

No ano de 1895, Elena envia ao Papa Leão XIII a sua primeira carta (outras 12 e um pequeno 'Bilhete', se seguiriam na sequência). Nela, Elena manifesta sua agonia pela pouca atenção dada pela Igreja à pessoa do Espírito Santo. Desse período de correspondência epistolar com Elena Guerra, Leão XIII destina a Igreja 3 documentos sobre a questão relacionada ao culto ao Espírito Santo: um, a 5 de maio de 1895 (o Breve 'Provida Matris Charitate', em que convida os fiéis à invocação ao Espírito Santo, com a recomendação de se fazer uma novena por ocasião de Pentecostes); outro, a 9 de maio de 1897 ( a primeira encíclica sobre o Espírito Santo, 'Divinum illud munus'; e a carta aos Bispos 'Ad fovendum in cristiano populo', em que reforça as recomendações anteriores.)

De sua parte, Elena prossegue trabalhando intensivamente pela difusão da devoção ao Espírito Santo. Escreve diversos livros sobre o assunto, e envia a Leão XIII uma novena de Pentecostes, de sua autoria, intitulada 'O Novo Cenáculo'.

Recebida pelo Papa em audiência especial em outubro de 1897, recebe grande estímulo para continuar seu apostolado pela causa do Espírito Santo. Autorizou-a, também nessa ocasião, a dar às religiosas de sua congregação o nome de Oblatas do Espírito Santo. Elena Guerra faleceu a 11 de abril de 1914, em Lucca.

Não deixe de participar do Dia de Cristo Rei conosco!




Nenhum comentário:

Postar um comentário