quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Guaratiba será sede da vigília e da Missa de envio com o Papa


Mais um significativo passo foi dado para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio, em 2013. Guaratiba é o local escolhido para a vigilia e a Missa de envio com o Santo Padre, o Papa Bento XVI. O pronunciamento oficial foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, juntamente com o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e Arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, durante o II Encontro preparatório para a JMJ Rio2013, realizado nesta quarta-feira, 28 de novembro. Estiveram presentes também o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Barbuda.

A opção pela Zona Oeste, região com grande número de fiéis, coloca esta área da cidade no foco do mundo inteiro. Segundo Eduardo Paes, um dos atrativos da Jornada é que ela não se limita apenas às áreas turísticas da cidade, dando visibilidade também aos outros locais.

— O Encontro não se limita apenas às áreas turísticas e conhecidas do Rio de Janeiro. A área escolhida é uma das mais bonitas e, ao mesmo tempo, com maior diferenças sociais da cidade. Portanto, a JMJ, ao contrário dos outros grandes eventos, vai ter o seu principal encontro, o seu momento de auge, justamente na área que precisa de mais atenção do poder público e vai precisar da atenção de todos nós. Portanto, realizar a vigilia na região de sepetiba, garatiba é, sem dúvida nenhuma, também uma demonstração do papel que a jornada tem na nossa cidade.

A vigilia e a Missa de envio com o Sumo Pontífice são as últimas atividades da Jornada, a serem realizadas no domingo, 28 de julho. Os jovens estarão reunidos em Guaratiba desde o dia anterior, na preparação para mais um contato com o sucessor de Pedro. Para melhor acolher esses jovens, a organização da JMJ trabalhará com a estrutura de lotes e ruas, que contarão com ilhas de serviço para apoiar os peregrinos. Banheiros, postos médicos, alimentação, tendas de adoração, torre de segurança, telões e bebedouros também serão instalados para proporcionar aos visitantes um melhor acolhimento.

O local escolhido fica próximo à Estrada do Mato Alto e consiste em dois terrenos que, juntos, ocupam uma área de três milhões e meio de metros quadrados — o que corresponde ao triplo do tamanho do local utilizado na Jornada de Madri. Mais de dois milhões de jovens são esperados para este encontro da fé no Rio de Janeiro. Segundo o prefeito, as intervenções necessárias para a adaptação do terreno são simples, comparadas com a opção anterior, e a preparação deverá começar a partir de janeiro.

Ainda de acordo com a organização, o planejamento para o acesso ao terreno estuda duas possibilidades: a chegada a pé, a partir de pontos de desembarque, por três opções de trajetos, de cerca de 13 quilômetros cada; e a saída por meio de um sistema de shuttle, que é um serviço de transporte especial.

Eduardo Paes ressaltou o apoio da prefeitura para a realização do evento e destacou o papel da Igreja Católica no que tange não só o trabalho de catequese, como o de caridade:

— A Igreja se faz presente com o seu trabalho não só de catequese como de ajuda, de auxilio. E esse país é um país muito jovem. Portanto, receber a JMJ aqui, com o nosso querido Papa Bento XVI, é um momento de muita alegria.

Guaratiba e a Igreja

A região de Guaratiba guarda também uma forte relação com a Igreja Católica. Em 1958 o mesmo local escolhido para sede da vigilia já havia sido cotado pelo então Arcebispo, Cardeal Jaime de Barros Câmara, para ser a Catedral do Rio de Janeiro. Segundo o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, o local havia sido posto à disposição e a pedra fundamental permanece no terreno.


— É interessante porque esse loteamento é do ano de 58 e na época, Dom Jaime procurava um local para a Catedral do Rio e, segundo os jornais da época, o local teria sido doado para a futura Catedral. Claro que, atualmente, a Catedral está situada no centro, na Avenida Chile, mas a pedra fundamental continua lá, onde provavelmente será o altar do Santo Padre, disse.

Apesar da Catedral não ter sido construida no terreno, Dom Orani afirmou que Guaratiba irá se tornar, em julho de 2013, um Santuário da Juventude.

—É um sinal muito bonito que a providência colocou para nós. Vamos escutando os sinais dos tempos e vendo como o Senhor nos proporciona essas possibilidades. Creio que para todos nós será um momento de ligação com o mundo. (...) Teremos ali uma Catedral da Juventude, um Santuário da juventude, que irá celebrar, ali em Guaratiba, o envio para o mundo todo, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário