O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, até então arcebispo de Buenos Aires, é o sucessor de Pedro. Eleito na parte da tarde desta quarta-feira, segundo dia do Conclave, conforme o anúncio da fumaça branca no alto da Capela Sistina e o repicar dos sinos, às 19h05 (horário de Roma), 15h05 (horário de Brasília), escolheu o nome de Francisco. Ele é o novo Pontífice da Igreja Católica, o 266º Papa.
A festa de celebração dos fiéis reunidos na Praça São Pedro é a mesma que existe no coração de cada católico que acompanha o momento histórico pela internet e ou televisão. A certeza de que o escolhido pelo colégio cardinalício foi o desejado por Deus para estar à frente da Igreja anima homens e mulheres de todas as nações à fé de que um novo tempo de graça tem início.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se alegra com a escolha do novo Sumo Pontífice e reafirma sua unidade, submissão e amor à Igreja Católica Apostólica Romana.
O anúncio
O anúncio, feito pelo cardeal Jean-Louis Tauran, em latim, traduzido em português: ‘Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana, Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco".
O Papa concedeu a benção apostólica ‘Urbi et Orbi’; seu primeiro ato público como Pontífice.
A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma ontem à tarde e outras quatro efetuadas hoje (duas de manhã e mais duas nesta tarde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário