domingo, 17 de março de 2013

Trilhas Ecológicas e Itinerários da Fé: experiências com Deus Criador na JMJ Rio2013


Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria Paisagem Cultural, a cidade do Rio de Janeiro está agora colocada no rol daquelas de maior destaque em todo o mundo. As paisagens de tropical ousadia, marcadas por montanhas verdejantes e picos de alturas impressionantes e formas intrigantes, chamam a atenção de todos. Além disso, a considerada metrópole global, também é uma das sedes episcopais mais antigas das Américas e primeira sede cardinalícia da América do Sul, e o é, de igual maneira, um belo e importante patrimônio católico.  

Em atenção a estes dados que reforçam a cidade do Rio como um Patrimônio da Humanidade e da Fé, o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) traz uma novidade para os peregrinos da 28ª Jornada: a possibilidade de conhecer nove trilhas ecológicas que apresentarão os pontos mais bonitos da cidade e possibilitarão uma experiência única com Deus Criador.  

— O objetivo é que o peregrino tenha uma experiência nova através do contato com a criação e se surpreenda com a beleza da natureza. O jovem poderá refletir sobre a sua relação com Deus ao longo do percurso, assim como Ele nos acompanha no caminho de nossa vida como peregrinos até o Céu, e sobre as exigências e desafios que encontramos ao longo dessa caminhada, explicou a Coordenadora de Turismo Religioso do Setor de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Paula Garcia.  

As visitas serão orientadas por voluntários dos Escoteiros do Brasil e acontecerão de 22 a 26 de julho, em horários distintos dos Atos Centrais e Catequeses. Divididos em pequenos grupos, os peregrinos vão percorrer o caminho em clima de contemplação e oração. De acordo com os organizadores do evento, as inscrições para as trilhas em breve estarão abertas, juntamente com a divulgação dos itinerários.  

— É o Brasil, “gigante pela própria natureza”, como canta o nosso hino, glorioso pela sua história e fecundo na sua cultura, que é reconhecido e homenageado sempre através de nossa cidade. Ao olhar para o Rio de Janeiro, o mundo olha para o Brasil com sua vida, seu povo, suas paisagens, sua história. (...) Como olhar para essa paisagem e não pensar em Deus? O caminho da beleza é outra maneira de refletir sobre a presença do Eterno na vida do ser humano. Nós, que só temos este planeta para viver e morar, sentimos quão belo é o que o Criador nos presenteou e que nós somos responsáveis por conservar, ressaltou o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.  

Outro destaque dentro da programação da 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, é uma mudança na forma das visitas orientadas a igrejas, monastérios e santuários da cidade. No Rio de Janeiro, o itinerário não será fechado, mas apenas vai listar opções de locais. Assim, o jovem pode escolher livremente os lugares e a ordem de peregrinação. Intitulado “Itinerários da Fé”, o projeto possibilitará ao peregrino saber mais sobre a história e a religiosidade brasileira nestes locais.  

— O Rio é uma filha robusta da Igreja, que a viu nascer e crescer. Talvez este aspecto não seja muito conhecido pelo Brasil ou pelo mundo, mas, para quem conhece a alma do Rio de Janeiro, não se pode esquecer da beleza da fé do povo que aqui vive. Não se pode falar desta cidade e de seu povo sem falar na fé arraigada e no profundo sentimento religioso que plasmaram um povo alegre, batalhador e temente a Deus. A nossa experiência de presença junto ao povo católico desta cidade maravilhosa nos faz ver a vitalidade e a beleza da fé que movimentam o coração e as atitudes de nossas comunidades. Fé que se traduz em participação, vida, trabalho social, alegria em transmitir a vida nova em Cristo. (...) Proximamente, milhões de representantes dos jovens do Brasil e do mundo vão se reunir nesta Cidade Maravilhosa para cantar as alegrias de Deus, expressando a vitalidade da juventude cheia de esperança em Cristo, e anunciando também como a fé cristã permanece atual, viva e portadora de amor para a humanidade, afirmou Dom Orani.  

O “Itinerários da Fé” terá a duração de três semanas – de 14 de julho a 3 de agosto –, e para participar basta chegar até o local no horário pré-determinado para cada língua e seguir as orientações dos voluntários. Não é necessária a inscrição e qualquer pessoa pode participar (até quem não está inscrito na JMJ Rio2013).  

Mais informações através do site: www.rio2013.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário