Realizada mensalmente na ultima sexta feira, a vigília do vicariato norte deste mês de abril aconteceu em nossa comunidade. Jovens de diversas paroquias estiveram reunidos para orar e bendizer a Deus no dia 26 de abril. A noite foi marcada por muita animação na contagem regressiva para a jornada mundial da juventude.
A vigília começou com a santa missa, as 22 horas presidida pelo bispo auxiliar do rio de janeiro, dom Antonio Augusto.
Durante a Homilia, dom Antônio lembrou a vida de Tomé, um jovem entusiasmado, mas com dúvidas e incertezas sobre o futuro.
- Tomé é um exemplo de jovem entusiasmado que teve esse entusiasmo traduzido em suas atitudes . Apesar disto, Tomé tinha duvidas e incertezas a respeito do futuro e um dia o entusiasmo passou e as incertezas aumentaram. Ele quase perdeu a fé. Ele estava for um fio de perder a fé mas Jesus o socorreu e apresentou uma prova tangível e inquestionável, disse.
O bispo fez um convite aos jovens animando os a aprofundar a relação com Cristo
- Entusiasmo é como fogos de artifício. Não basta o entusiasmo para se ter fé. É preciso viver na fé e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Cristo vive e onde ele quer ele que estejamos . Se aprofundarmos a nossa relação com com o rosto Cristo, que está vivo na Igreja, em cada pessoa que se aproxima de nós. Se assumimos Cristo em nossas vidas, então podemos dizer que Cristo vive em cada um de nos, clamou.
A vigília também contou com a presença de Aline Barbosa, da Paróquia Santa Bernadete, em Higienópolis, e coordenadora da Pastoral da Juventude do Vicariato Leopoldina. Aline pregou sobre a passagem do Evangelho de São João 14, 1-17. O trecho marca a despedida de Jesus de seus apóstolos e as palavras de conforto e esperança que o Senhor dirige a todos aqueles que o seguem e o amam.
- Jesus coloca uma resposta aos nossos questionamentos quando nos angustiamos e sentimos nossa confiança abalada ao imaginar que nossas orações não são ouvidas. Para essas situações, Ele nos diz 'Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim' e essas palavras acalmam nosso coração. É preciso reconhecer que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e se deixar guiar por Deus - afirmou Aline.
Aline ressaltou também a importância de todos nós, que somos discípulos de Cristo, levarmos Jesus para aqueles que não o conhecem. Ao lembrar que é o Espírito Santo que conduz a Igreja de uma forma perfeita, ela destacou que o Rio de Janeiro não está recebendo a JMJ 2013 por acaso, mas que obras maravilhosas o Senhor quer fazer por meio de nós para que possamos testemunhar o seu amor.
- Precisamos renovar a nossa fé em Jesus Cristo e voltar nosso olhar para aqueles que o mundo acha que não têm mais jeito. Somos a imagem e semelhança de Cristo, que nos amou até o fim, e o Espírito Santo nos dá a certeza de que Deus está conosco. E é por amor a Jesus que estamos aqui e nos colocamos a serviço da sua Igreja - concluiu.
A última parte da vigília emocionou a todos com a palestra de três adolescentes da paróquia Sangue de Cristo, da Tijuca. Todos tinham em comum uma história de vida que passou do uso de drogas para a aproximação com Deus e a vitória sobre o vício.
Em seus relatos, eles lembram que o início foi difícil e a resistência foi grande em se aproximar da igreja. Convidados por amigos que freqüentavam o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), inicialmente relutaram muito em participar.
Ao chegarem à primeira reunião, eles contam que achavam estranho os jovens estarem todos juntos, cantando, pulando e dançando. Mas começaram a participar dos encontros, compartilhando suas trajetórias e se identificando com os demais jovens do EAC, permanecendo firmes no caminho da conversão, mesmo nos momentos de tentação.
Hoje, suas palavras já são de gratidão pela presença de Deus em suas vidas e de esperança por um futuro para sempre livre das drogas: “Eu tenho vergonha do que eu fiz e orgulho do que Deus fez por mim”; “Passar por tudo que passamos e falar das maravilhas que Deus fez em nossas vidas não tem preço”; “Deus é a porta para qualquer problema que você tiver”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário