Orientada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, celebrar o mês da Bíblica em setembro começou em 1971. Setembro foi escolhido porque, no último domingo, a Igreja celebra o Dia Nacional da Bíblia devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos. Para comemorar o Mês da Bíblia e aprofundar as reflexões da Palavra de Deus, nossa paróquia organizou a Semana Bíblica. Nesta terça-feira, segundo dia do ciclo de aprofundamento, o encontro contou com a presença do padre Fábio Macereau que falou sobre os segredos messiânicos no Evangelho.
Tendo como base a passagem (Mc 8, 27:38) padre Fábio ressaltou que o Evangelho de Marcos é mais narrativo que os demais e foi dividido em duas partes onde pouco a pouco Jesus vai revelando o seu messianismo:
— O Evangelho de Marcos é o Evangelho do discípulo e o discípulo tem que conhecer o messias. O Evangelho de Marcos é como um itinerário para que sejamos discípulos de Cristo, ponderou.
O sacerdote explicou que, diferente do que o povo de Israel pensava, Cristo se distanciava do messias guerreiro e representou um messias do despojamento.
— O povo de Israel tinha a imagem de que o messias era um guerreiro. Jesus quer se distanciar dessa imagem. O messianismo de Jesus é um messianismo de dor, do despojamento, e o povo de Israel não estava preparado para isso. Jesus sempre fez milagres, mas pede silêncio, pede que não anuncie. E a esse silêncio damos o nome de segredo messiânico. Jesus só pode ser anunciado após a conclusão de sua obra. Desta forma a ressurreição é o anuncio de que a dor será vencida, disse.
Por fim, padre Fábio ressaltou o verdadeiro sentido da palavra messias para Jesus.
— Jesus liga o termo “Filho do Homem” a uma coisa simples. Jesus liga a palavra messias ao filho do homem. Messias para Jesus era ser Filho do Homem. Os homens pensam o messianismo sem sofrimento, uma glória sem sacrifício, quando o messianismo verdadeiro é uma entrega total a Deus, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário