Guarda-sóis pendurados no teto, uma réplica do famoso calçadão de Copacabana e um Cristo Redentor dão as boas vindas a quem chega à 52ª edição da Feira da Providência. Aberto oficialmente nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o evento vai até próximo domingo, dia 9, e contará com mais de 300 expositores, distribuídos nos pavilhões 2 e 3 do Riocentro. A cerimônia de abertura contou com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, da Diretora Executiva do Banco da Providência, Marina Araújo, de autoridades civis, eclesiásticas e de integrantes do conselho do Banco da Providência.
Dom Orani ressaltou que a Feira da Providência é um dos maiores trabalhos sociais para a arrecadação de fundos, que, posteriormente, serão destinados a outras ações de promoção humana realizadas no município do Rio de Janeiro.
— Através da Feira da Providência é possível arrecadar fundos para o Banco da Providência, que é um trabalho social da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Esta Feira da Providência e o Banco da Providência foram fundados por Dom Helder Câmara. E é interessante ver que, nesta semana mesmo, o Papa Bento XVI, em forma de Motu Próprio, fala sobre o trabalho da Igreja, o trabalho social, e lembra que faz parte da caminhada constitutiva da Igreja a questão de trabalhar no social. (...) Aqueles que estarão participando da Feira da Providência também estarão ajudando o Banco da Providência no trabalho de capacitação das pessoas, recuperação de dependentes, afirmou.
Com o tema “O Rio está em festa”, a Feira faz uma homenagem à Cidade Maravilhosa que, em 2012 recebeu o titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade e se prepara para ser sede de grandes eventos, a começar pela Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. A Diretora Executiva do Banco da Providência, Marina Araújo, abordou as novidades da Feira para este ano:
— Tivemos a ideia de homenagear o estado e a cidade do Rio de Janeiro. Então reproduzimos aquilo que é típico do nosso estado. Foi uma novidade que nos estimulou muito, mas somos também estimulados pelo trabalho do Banco da Providência, a parte social, que é um trabalho do ano inteiro e que, graças a Deus, está crescendo cada vez mais, destacou.
Durante os cinco dias da Feira da Providência, os visitantes poderão aproveitar uma agenda cultural com atrações musicais, apresentações de dança, desfiles de moda, além dos stands de Moda, Casa, Decoração e Educação.
A Jornada Mundial da Juventude também estará com um espaço na Feira. Localizado no Pavilhão 3, o stand contará com produtos licenciados como pulseiras, camisas e chaveiros.
Passaporte Cidadania
Junto à abertura da Feira da Providência, a Arquidiocese, através da Pastoral do Menor e do Vicariato para a Caridade Social, inaugurou também o projeto Passaporte Cidadania, que consiste em um ônibus com equipamentos multimídia, que percorrerá os bairros com o objetivo de, através da inclusão digital, retirar os jovens da rua e do contato com as drogas. O ônibus surge como uma alternativa de contato e acolhida, principalmente para estas crianças e adolescentes que vivem a realidade dos entorpecentes. Localizado próximo à entrada da Feira da Providência, o ônibus também foi aberto à visitação. Segundo o Vigário Episcopal para a Caridade Social, o ‘Passaporte Cidadania’ é o primeiro passo para se aproximar destas pessoas:
— Esse ônibus é um sonho que tem mais ou menos uns dez anos, em que a ideia era a de ter um mecanismo de atração da população de rua, principalmente, os adolescentes, jovens, crianças, e que, a partir desse primeiro contato, dessa primeira aprovação, eles tivessem algo para onde se encaminhar. Quando começou a ser pensada a Jornada Mundial da Juventude, e também no legado que deveria existir, pensamos, em um primeiro momento, na questão da prevenção às drogas e do ir ao encontro daqueles que estão em uma situação precária (...) E a gente começa a perceber que a criança, hoje em dia, muito cedo começa a viver a experiência da droga. Então, veio a ideia de transformar o ônibus em um ‘passaporte da cidadania’ integrado à JMJ. Podemos dizer que, ainda que o Papa só venha em julho, a JMJ já começou com a inauguração e apresentação desse ônibus, disse.
A Feira da Providência vai de 5 a 9 de dezembro, sempre das 12h às 23h, no Rio Centro. Os ingressos custam R$ 14. Estudantes, idosos e pessoas com deficiência têm direito à meia entrada, mediante a apresentação de documento na bilheteria do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário