Inspirados pelo Ano da Fé e faltando menos de 275 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os jovens do Rio de Janeiro celebraram neste domingo, 21 de outubro, no Parque Madureira, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012. O evento marca o período de preparação para a grande peregrinação da juventude mundial com o Papa Bento XVI em julho de 2013 e trouxe como reflexão para os jovens cariocas o tema: "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".
.jpg)
Em sua 27ª edição na cidade, o DNJ é uma iniciativa da Arquidiocese do Rio, através do Setor Juventude com promoção do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. Conhecido por ocupar diversos espaços como a Estação Leopoldina e a Cidade do Samba, o DNJ chegou ao Vicariato Suburbano, mais precisamente ao bairro de Madureira, para que todos os jovens da Igreja no Rio testemunhassem seu estado permanente de missão através da oração, adoração e formação, neste período em que o Papa Bento XVI pede para que os fiéis aprofundem cada vez mais a sua fé.
— Realizar o DNJ aqui no Parque Madureira para nós é uma grande alegria porque estamos ocupando um espaço que também pode ser usado por nós, logo, isso nos traz bastante satisfação até porque é uma forma também de movimentarmos o nosso Vicariato com um espaço tão bacana que já nos foi cedido, já está aqui e que, graças a Deus, a Igreja Católica pode utilizar também, contou o Vigário Episcopal do Vicariato Suburbano, Padre Nivaldo Alves dos Anjos Júnior.
Durante a manhã deste domingo, os termômetros em Madureira marcavam 35º, porém, nem mesmo a temperatura escaldante desanimou os jovens que rezaram, louvaram, dançaram e testemunharam, num belo dia de sol, qual a vida que vale apena ser vivida. O Movimento Comunhão e Libertação abriu o encontro com a oração das Laudes e, em seguida, os articuladores do Setor Juventude acolheram todos os presentes. Pedindo a intercessão de Maria, a juventude carioca acolheu a Imagem de Nossa Senhora da Penha e, logo após, a banda “Filhos do Céu” animou não só os jovens, mas também crianças, adultos e idosos que participam do DNJ, com músicas cristãs em ritmo de samba e pagode.
O Fundador da Comunidade Pequeno Rebanho, Alexandre Bastos, dirigiu a pregação da manhã e destacou diversos elementos sobre o tema do evento: “Juventude e Vida”. De acordo com o pregador, Deus e a Igreja confiam na juventude, olham para os jovens e veem um exército de amor, de evangelização, um exército missionário.
.jpg)
Com seu carisma, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento e emocionou todos os jovens ao dizer que Deus sente saudades de cada ser humano e, por isso, quer e deseja tê-los sempre por perto.
— Cada um de nós aqui neste parque, cada indivíduo desta Arquidiocese, cada ser humano espalhado pelo mundo, é um motivo pelo qual o Senhor não aguentou ficar no céu e quis vir para terra. Ele estava com saudades de nós, saudades de encontrar com os jovens. Dizem que esta palavra, saudade, só existe no Brasil e quando eu digo que Jesus tem saudade de nós quero dizer que Ele sente saudades de você que está aqui, da sua presença, dos seus encontros, das suas palavras, suas confidências, seus choros, da sua cabeça encostada no ombro D’Ele... Então a vida que vale a pena ser vivida é a vida que mata as saudades de Cristo. Que não deixemos Ele com tantas saudades e que matemos as saudades de Deus hoje, amanhã e sempre, disse Dom Antonio aos jovens no momento da Adoração.
Confira a matéria na íntegra no link: Portal da Arquidiocese
Confira a matéria na íntegra no link: Portal da Arquidiocese
Nenhum comentário:
Postar um comentário